"Até aqui nos ajudou o Senhor" 1 Sm 7.12

Filiada a IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (IELB). Há 42 anos anunciando o amor de Jesus no Campo Limpo e região!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

É BOM FICAR “DEBAIXO DAS ASAS” DAS MÃES

A chegada do mês de maio coloca diante de nós novamente o Dia das Mães. Com ele vem o desafio de escrever algo que se refere, direta ou indiretamente, à data muito comemorada, principalmente pelo comércio. Ouvi há pouco dias que o movimento de vendas do dia das mães só perde para o do Natal. Portanto não são apenas as mães que podem se alegrar com a data, e nada contra a alegria de outros também.

Lembro-me de uma expressão conhecida. Com pequenas variações, diz mais ou menos o seguinte: Ele precisa sair “debaixo das asas” da mãe. Essa frase é usada para afirmar que alguém deve assumir sua maturidade, caminhar com os próprios pés, tornar-se independente, coisas que até aquele momento ainda não aconteceram. Sair debaixo das asas da mãe será coisa boa e indispensável para aquela pessoa.

A IGREJA É A MÃE DOS CRISTÃOS.

“É bom ficar debaixo das asas da mãe” parece seguir contramão do conteúdo do parágrafo anterior. Embora andar na contramão sempre nos ponha em grande risco, vou adiante e, tenho certeza, não me envolverei em acidente. Não me refiro à mãe, aquela pessoa querida a quem homenageamos no segundo domingo de maio. Trata-se de outra mãe, não menos querida. Martinho Lutero lembrou dela ao escrever sobre as pessoa e obra do Espírito Santo no Catecismo Maior. Eis a palavra do reformador: “pois, em primeiro lugar, ele (Espírito Santo) tem uma congregação peculiar no mundo, congregação esta que é a mãe que gera e carrega a cada cristão mediante a Palavra de Deus, que ele revela e prega. Ilumina e incende os corações, para que a entendam, aceitem, a ela se prendam e nela permaneçam” (Livro de Concórdia, págs. 453,42). A Igreja Cristã é a mãe. Por meio da Palavra de Deus, nela anunciada, o Espírito Santo faz a maravilhosa obra. A igreja nos gerou, por isso nos tornamos filhos e filhas de Deus; A igreja nos carrega, por isso continuamos sendo filhos e filhas de Deus. Na igreja e tão somente na igreja está a Palavra de Deus, pela qual o Espírito Santo acendeu a fé em nossos corações e a mantém viva até hoje.

FORA DA MÃE IGREJA, NÃO HÁ SALVAÇÃO.

Fora da igreja cristã não existe Palavra de Deus, não haverá ação do Espírito Santo, não surge fé salvadora, não se adquire esperança de salvação. Essa não é a nossa situação, porque Deus Espírito Santo tem nos mantido “debaixo das asasda mãe Igreja. De lá nunca sairemos, a não ser que queiramos sair de lá. Deus nos livre de tamanha desgraça! Satanás, o pai da mentira, tenta nos convencer de que a verdadeira liberdade e a completa realização pessoal são alcançáveis tão-somente quando alguém sai debaixo da saia da mãe igreja. Mentira, mentira e sempre mentira!

Somos carregador pela mãe igreja pela vida toda. Sim, carregados no colo, com muito amor, o amor de Deus presente e atuante na sua palavra, para que não percamos a vida e a salvação que o Senhor Jesus nos dá. Por causa disso, digamos, com muita alegria e gratidão, um Feliz Dia das Mães, querida mãe igreja! E acrescentamos, com muito desejo, o pedido: “Senhor Deus Espírito Santo, por tua graça, conserva-nos debaixo das asas desta mãe querida!”

Ela, que pela Palavra, nos gerou; que nos carrega em seus braços, também nos levará para o céu. Que assim seja!


(Pr. Paulo Moisés Nerbas, Mensageiro Luterano maio 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário